Viva. As Cidades

Keukenhof – O maior parque de flores do mundo

Flores, flores e mais flores

Você já ouviu falar de Keukenhof? Que o quê?! Kenhof! É, o nome pode parecer estranho para nós brasileiros, mas aconselhamos que guardem ele bem, pra poder incluir na sua futura viagem! Localizado na Holanda, a +/- 45km de Amsterdam, em Lisse, está esse parque das flores. Corrigindo, está localizado o maior parque das flores do mundo! É muita flor!

(Foto: Rafael Belli Soares)

Para se ter ideia, são mais de 7 milhões de bulbos de flores e mais de 800 variedades de tulipas espalhadas por 32 hectares (eu não escrevi nenhum número errado!).

Neste ano de 2019 o parque comemora seu 70º aniversário, e como todo ano tem um tema, o deste será o Flower Power (= “Poder da Flor” – estou esbanjando meus conhecimentos em inglês!). O tema é em homenagem aos anos 70, às cores vibrantes da geração hippie – que lembra drogas, que lembra heroína, que lembra ópio, que lembra o quê? Tulipas!! Brincadeira. A inspiração do tema para nos hippies, o resto eu inventei. Aliás, vocês sabiam que as tulipas levam a fama e nem é delas que vem a matéria-prima pro ópio? Vem das papoulas mesmo, que só são muito parecidas com as tulipas. Mas como eu não estou aqui pra falar de botânica, vamos voltar a falar de Keukenhof!

O também conhecido Jardim da Europa foi aberto em 1949 com o objetivo de criar uma exposição dos floricultores do país e de toda a Europa, com o intuito de ajudar a economia local. Pelo jeito funcionou, já que hoje os holandeses estão entre os maiores exportadores de flores do mundo!

(Fotos: Rafael Belli Soares) Curiosidade: a missa de Páscoa celebrada pelo Papa no Vaticano é decorada com flores da Holanda (de Keukenhof também). O bispo de Rotterdam, no dia de 16 de abril, abençoará as flores do parque que serão enviadas para a cerimônia.

(Foto: Luiza Nascimento Mendonda – Edição: Rafael Belli Soares)

Como nem tudo são flores, o parque fica aberto por um pequeno período do ano. Este ano ele funciona de 21 de março até 19 de maio. Se você estiver por perto nessa época, não deixe de ir; foge um pouco da rota das cidades turísticas, mas é relativamente simples de chegar e a experiência é única!

Como chegar?

Nós fizemos a visita em 2016, de carro, que alugamos em Bruxelas, na Bélgica – dá 3 horinhas de viagem. Passamos o dia no parque e dormimos em Rotterdam, Holanda (baita cidade massa), onde ficamos mais 3 noites até voltar para Bruxelas, onde devolvemos o carro. Há quem não saiba; não custa avisar, que alugar carro numa cidade e devolver noutra 90% das vezes não compen$a!

Pra quem não quer dirigir e quer mais praticidade, existem outras maneiras de chegar a Keukenhof; inclusive indo de Amsterdam de ônibus de linha ou fretado, facinho, facinho. Ou seja, dá pra fazer uma bate-volta se estiver pela capital. Deixo aqui o link do Viaje na Viagem que dá várias opções de como fazer esse trajeto.

(Fotos: Rafael Belli Soares)

(Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

Nem todas as flores se encontram em espaço aberto; existem também os pavilhões com estufas, com esculturas intercaladas… Tem pavilhão somente com orquídeas, outro com arranjos que fazem referência ao tema do ano, outro com várias espécies de rosas (tinha até rosa multicolorida)… Assim vai. Além disso, o parque tem um moinho típico holandês, no qual é possível subir e apreciar mais uma bela vista. Calma que tem mais coisa! Tem jardins temáticos; o “Cupido”; a “Casa da Miffy” (personagem holandesa de muito sucesso pelo mundo); labirintos; entre outros. Já deve ter dado pra perceber que é difícil se entediar no parque, mas pra quem ainda assim busca mais atrações, recomendamos tentar algum dos eventos especiais que rolam por lá, com apresentações de música e danças típicas holandesas. O calendário oficial vocês acessam aqui.

(Fotos: Luiza Nascimento Mendonça)

(Fotos: Rafael Belli Soares)

Parada das Flores Bollenstreek

Este evento não é próprio do parque, mas passa por ele. É um desfile de carros alegóricos de flores que percorre 42km, passando por 7 cidades; Keukenhof é uma das paradas. Este ano ocorrerá no dia 13 de abril, às 15h30min. Se vocês têm interesse em saber mais sobre a Parada das Flores Bollenstreek, cliquem aqui, que o pessoal do Blog Holandesando caprichou!

As pessoas saem do parque para ver o desfile e depois voltam para dentro de Keukenhof. (Foto retirada do site: https://holandesando.com/parada-das-flores-keukenhof/)

Quando estivemos em Keukenhof e este blog ainda não era nascido postamos no nosso antigo Instagram (@naopegaturista – #naopegaturistakeukenhof) algumas dicas pra aproveitar melhor o parque. Vou repeti-las aqui:

*Se puderem, deixem pra decidir o dia da visita mais em cima da hora. Os ingressos não se esgotam assim facilmente, então se conseguirem deixar pra visitar o parque num dia de sol, fará toda a diferença! 

*Levem uma canga, uns snacks e façam um picnic por lá. Tem espaços destinados para isso (mesinhas e tudo) e vocês não ficam reféns dos produtos do parque. Fora que lugar mais propício pra isso não há!

Num dia de sol vale até deitar pra relaxar e contemplar! (Fotos: Rafael Belli Soares)

(Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

*É interessante também verificar se as tulipas já estão abertas; faz toda a diferença no cenário!

*Se conseguirem, esperem para ir embora até o último momento, perto do fechamento do parque, lá por 19h30min. No fim da tarde, a turistada toda (menos você!) já se mandou e fica ótimo para tirar fotos sem ninguém aparecer no fundo do seu clique. É, esquecemos desse detalhe: é muitaaa gente visitando o lugar.

*Se você tem tempo sobrando e está de carro, há vários campos de tulipas pela região que são igualmente belíssimos. Vale a pena dar uma conferida. 

Ao fundo, o moinho holandês que na Holanda é chamado apenas de moinho. (Fotos: Rafael Belli Soares)

Tem uma flor aí que se destaca mais que as outras =) (Foto: Rafael Belli Soares)

Ficaram com vontade de saber mais? Este é o site do parque. É possível e recomendamos comprar os ingressos por lá; assim vocês também evitam filas. Chego ao fim do post com dois vídeos; um bem curtinho, para atiçar ainda mais sua vontade de conhecer Keukenhof, e o outro, como de costume, com uma música, que, com esse tema, ficou fácil de escolher! Gostaram do post? Têm dúvidas? Comentário? Comentem, curtam, e compartilhem! É importante pra gente e desde já agradecemos!

Você pode também gostar

Deixe seu comentário

© 2019 VivacidadesDesenvolvido com por