Viva. As Cidades

Oktoberfest Blumenau

A festa mais alemã do Brasil

Um pouco de cultura alemã em território brasileiro. Pouco é injusto! Muita cultura alemã! Estamos falando da Oktoberfest de Blumenau – Santa Catarina. É nesta simpática cidade onde se encontra a segunda maior Oktoberfest do planeta água – empata com a Oktoberfest de Kitchener-Waterloo (Canadá) e fica atrás apenas da original, em Munique (mas já nos falaram que a do nosso Brasilzão é muito mais divertida! Ainda iremos lá para tirar a prova real!).

Blumenau é mesmo um ótimo cenário para ela, pela sua colonização alemã (fácil de reparar olhando a arquitetura de vários edifícios). Pena que a sua história carregue tristes lembranças; afinal, foi devido às fortes enchentes de 1983 e 1984 que a festa foi criada. As enchentes atingiram fortemente a região do Vale de Itajaí (praticamente 40% da população da cidade ficou desalojada) e então na sequência surgiu o evento, com o objetivo de melhorar a economia local e colocar um sorriso no rosto dos moradores. Deu certo, muito certo! Mas, enfim, como diz a música: “tristeeeeza, por favor vai embora!”, vamos falar de coisa boa!

Afinal, o quê esperar da Oktober?

ONDE E QUANDO?

Sempre no mês de outubro (né?), neste ano de 2018, dos dias 3 a 21. O evento ocorre no Parque Vila Germânica (exceto os desfiles), uma baita infraestrutura criada para comportar eventos deste porte – são mais de 500 mil pessoas que passam pelo evento cada ano. São vários pavilhões, decorados, climatizados e repletos de atrações.

Parque Vila Germânica (Foto: http://www.informeblumenau.com)

DESFILES

Ocorrem geralmente duas vezes por semana, passando pela principal rua da cidade, a Rua XV. São mais de 3 mil pessoas desfilando com trajes típicos, de grupos folclóricos, entre alegorias e brinquedos peculiares. Tudo isso em meio de muita música e danças tradicionais! Tem muita gente que visita a cidade e nem se dá conta dos desfiles; vou dizer que vale a pena, pois é nele que a gente percebe a tradição da festa.

Foto: Luiza Nascimento Mendonça

Foto: Luiza Nascimento Mendonça

MÚSICA

Não espere por músicas de balada ou músicas de rádio; lembre-se: você estará em uma festa alemã! São as bandas que regem a animação da festa, que cantam músicas muito divertidas, que fazem qualquer um se animar! Dentre as 67 bandas (na edição deste ano, 2018) do evento, atenção especial para a banda Cavalinho – sem desmerecer as outras, mas ela é a mais tradicional, que faz a galera suar de tanto dançar – como diria o meu vô: “Para sacudir o esqueleto!” (Ok, sou eu quem falo isso!). Mas calma, existem momentos mais “lights”, como as apresentações folclóricas. São várias!

Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina (http://jornaldesantacatarina.rbsdirect.com.br/imagesrc/23788068.jpg?w=620)

GASTRONOMIA

É melhor ir com fome, ou “morrendo de fome!”, ou pra ir “tirar a barriga da miséria!”, ou pra “enfiar o pé na jaca!” (esta pode servir para o próximo tópico), ou “comer feito um porco!” (essa é pesada!)… Enfim, acho que vocês entenderam aonde quero chegar!
Em 2018 serão 233 pratos! Você encontrará comidas “normais”, mas o legal é mudar o cardápio e partir para as típicas: joelho de porco com chucrute, marreco, embutidos… E não esqueça de deixar um espacinho para a sobremesa e… E… E para as bebidas típicas! Ahhhh, chegamos no ponto G!

Foto: Bruno Belli Zermiani

BEBIDAS TÍPICAS

Chope, cerveja, cerveja, chope… Tanto faz! Claro que a bebida típica do evento é a amarelinha! São mais de 20 tipos de chope que te farão aprender falar alemão rapidinho!
Concurso de chope em metro também é mais uma atração divertidíssima! E adivinhem como são os nomes dos personagens oficiais, símbolo da festa! Vovó e Vovô Chopão! Muito bom!
Agora, para não estragar a festa de ninguém, beber e dirigir nem pensar, e sempre respeitando o próximo!
A Oktoberfest é uma festa que reúne famílias, jovens, idosos, crianças, gente de fora, outras culturas, é o maior barato! Manter isto é fundamental!

Agora, já que você está em Blumenau, porque não conhecer um pouco mais da cidade? Clique aqui (em breve) e fique por dentro do que fazer pela região! Prosit!

Vovó e Vovô Chopão (Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vov%C3%B4_e_Vov%C3%B3_Chop%C3%A3o.jpg)

Você pode também gostar

Deixe seu comentário

© 2019 VivacidadesDesenvolvido com por