Viva. As Cidades

Parabéns, Curitiba!

326 aninhos de vida

De acordo com as minhas estatísticas, são 218 anos com céu nublado, 93 de chuva, 9 de sol, 6 de sol e chuva no mesmo dia, dois dias de neve e um dia de sol sem nuvens. Nenhuma super lua, nenhum eclipse solar, nenhum eclipse lunar, nenhum cometa… Nada disso em terras curitibanas devido a suas caprichosas nuvens. Por que estou começando o post falando isso? Porque eu, que sou de Brasília e que já passei mais de 20 anos aqui, eu que odeio frio e chuva e céu cinzento, aprendi a gostar da cidade apesar desse tempo lazarento (pra definir usando uma expressão bem daqui)!

Foto do clássico Jardim Botânico comprovando o dia de sol em Curitiba, ele existiu! (Foto: Rafael Belli Soares)

Brincadeiras e exageros à parte, preciso admitir que Curitiba é muito mais que isso; é uma cidade de tirar o chapéu! E este mês de março ela está de parabéns; por isso o post, em comemoração ao aniversário – não esperem ver críticas negativas neste espaço.

A capital paranaense é reconhecida nacionalmente e acredito que mundialmente pela qualidade de vida, pelas belezas arquitetônicas, pelo povo educado (fechado? É, e dai?!), pela limpeza das ruas… Cidade sorriso, cidade com muita área verde, com múltiplas opções culturais, inovações… Nesse 29 de março de 2019 ela completa 326 anos e como todo bom aniversário, merece comemoração! Nós estamos aqui para mostrar pra vocês o que irá acontecer nesse festerê.

O presente

Prepare a pipoquinha, o refresco (me senti um idoso agora), porque vai começar o filme! O Cine Passeio é o novo presente pra cidade. Demorou um pouquinho, é verdade, para ficar pronto (10 aninhos só); mas, finalmente chegou o momento da inauguração. Dia 27 de março, às 19h30min, na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, no Centro, as paredes brancas do imóvel (totalmente restaurado) darão espaço para projeções referentes ao cinema mundial e curitibano. Com o Cine Passeio, Curitiba terá um novo complexo cultural. Serão duas salas de cinema, mais filmes no terraço a céu aberto e, no subsolo, mais uma sala multiuso. A partir do dia 28, as duas salas já estarão em funcionamento, transmitindo o filme Albatroz. Como é muita informação sobre esse presentão, deixo aqui um link com informações mais detalhadas.

Cine Passeio, o novo complexo cultural de Curitiba (Foto: Rafael Belli Soares)

A cidade não ganha somente este presente; outros tantos foram ganhos, como a entrega de mais 5 Faróis do Saber e Inovação (já falamos dos faróis aqui). Nesta matéria do Agora Paraná vocês podem conferir a lista de “presentes” completa.

O bolo

Aniversário também tem que ter bolo, que, no caso, é feito pelo Sipcep – Sindicato de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná -; já é tradicional. Já faz 16 anos que em cada aniversário da cidade é feito um bolo gigante e distribuído gratuitamente para os que estiverem presentes no evento (óbvio, não mandarão via SEDEX para cada morador, né?). Este ano o evento será no Parque Barigui, dia 31 de março, domingo. Terá início às 10h da manhã e o bolo, de aproximadamente 650 quilos, será distribuído a partir das 16h. Desde de manhã vai rolar uma programação especial no local, que vai se estender pelo dia.

Parque Barigui, cenário da festa! (Foto: Rafael Belli Soares)

Bolo gigante no ano de 2016. (Foto retirada do site www.minhagula.com.br – Fiep/divulgação)

Os docinhos

Para adocicar a festa, Curitiba conta as Feiras Especiais de Páscoa, nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro. A abertura ocorrerá no dia 29 de março, sexta-feira. Se você não é muito fã de chocolate, não se preocupe que a feira continuará com as típicas barracas de salgados, ou seja, agrada todo mundo! Ah, tem também bastante artesanato típico de páscoa pra vender.

(Foto retirada do site www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/feiras-de-pascoa-nas-pracas-osorio-e-santos-andrade-comecam-neste-sabado-8dshqpekncbkklk0fc1kbo3m6/)

O entretenimento pra criançada

Acontecerá no Mercado Municipal, nos sábados 23 e 30 de março, o Sábado Alegria. É um evento familiar gratuito no Setor de Orgânicos, em que colocarão as crianças pra brincar em oficinas criativas – voltadas ao tema Curitiba, com foco principal na oficina Pintando na Calçada, que antes ocorria na Rua XV. A programação terá início às 10h45 com a apresentação do Grupo Ryukyu Koku Mastsuri Daiko, que fará uma dança com tambores (Taikô). Depois é só deixar a criançada se esbaldar de criar!

Mercado Municipal de Curitiba (Foto: Rafael Belli Soares)

A atividade esportiva

Pra galera fitness que não acorda de ressaca por causa dos embalos (estragos) de sábado à noite, no dia 24 de março, domingo, às 8h30min, acontece um passeio ciclístico com 7km de trajeto. A partida é da frente do hipermercado Condor Água Verde (patrocinador do evento em parceria com a Prefeitura) e a chegada em frente ao Museu do Automóvel no Parque Barigui. Não é necessário fazer inscrição, nem pagar nada. Basta se apresentar com os equipamentos de segurança e de preferência saber andar de bicicleta. O Setran auxiliará em todo o percurso.

Passeio ciclístico 2017 (Foto retirada do site https://www.bemparana.com.br/noticia/tradicional-passeio-ciclistico-do-aniversario-de-curitiba-sera-no-domingo.-veja-como-participar – Foto: Guilherem Dalla Barba/SMELJ/Arquivo)

O penetra da festa

Sabemos que o mega evento, já conhecido no Brasil todo por ser um dos mais importantes do calendário cultural nacional, não faz parte oficialmente da agenda do aniversário da cidade, porém, não tem como deixar de falar do Festival de Teatro de Curitiba, que nesse ano começa dia 26 de março e vai até dia 7 de abril. O Festival acontece desde 1992 e a cada ano que passa fica melhor! Tem peças por tudo quanto é canto da cidade, pra tudo que é gosto. Os temas que são divididos por “categorias” (Mostra, Interlocuções, Fringe, Programa Guritiba, MishMash, Risorama) e envolve até gastronomia (Gastronomix). Ficaram confusos e não entenderam o quê é o quê?!  No site oficial está tudo explicadinho. Nele é possível ver toda a programação, locais, datas, valores de ingressos, compras etc. Melhor correr porque os ingressos das principais peças acabam rapidinho!

Cartaz de divulgação do Festival de Curitiba

O que vai tocar

Festa sem música não é festa. Na sexta, dia 22 de março, às 21h, na Ópera de Arame, vai rolar show do curitibano Behort. Ele fará o lançamento do álbum Oito Cantos e detalhe importante: de graça! Mesmo sendo na faixa, é preciso retirar o ingresso no DiskIngresso. Mais infos sobre o show nesse site.

Na foto, os músicos: @behort , @marceloarchetti , @anabmassing , @carol.passoss , @jennimosello , @michelemara , @dinobacciotti e @francocalgaro (Foto: enviada por Olga Nohara)

E finalizando, hoje a música de encerramento de post é claro que fala de aniversário. Pensei em colocar o Parabéns da Xuxa, mas achei que não ia dar tanta química com os moradores da capital do rock, então decidi colocar uma clássica do nosso rock nacional!

Obs.: Quem assistir o clip até o fim, irá reparar que o vídeo foi feito especialmente para este post. Obrigado Ira!

Você pode também gostar

Deixe seu comentário

© 2019 VivacidadesDesenvolvido com por