Viva. As Cidades

Alameda Prudente de Moraes, nossa rua predileta de Curitiba

Não é porque moramos nela. Nem porque passei a infância nela. A Prudente de Moraes tem sim um charme especial! É uma rua tranquila que fica no centro de Curitiba; Centro, divisa com Mercês e Batel. São vários os comércios que se intercalam com sobrados e casas antigas, o que traz um ar de cidade pequena pra esse pedaço da nossa grande cidade. Esse comércio é diferenciado; descolado, com lojas de design e restaurantes com propostas diferentes. Tão descolado que (atualização do post!) a rua recém se tornou a primeira rua interativa de Curitiba: agora, entre as quadras que vão da Augusto Stellfeld à Carlos de Carvalho, basta um leitor de QR Code ou mesmo um bluetooth pra sair colhendo na parede dos estabelecimentos informações atualizadas sobre eventos, pratos surpresas dos restaurantes, curiosidades etc. – pra entender melhor clique aqui.

Nesse e no próximo post vou falar do que há de melhor para conferir na Prudente.

(Foto: Rafael Belli Soares)

A Prudente em dia de festa, quando fecham a rua (Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

Veg e Lev

Nesse restaurante é possível encontrar comida vegetariana, vegana ou mesmo carne, tudo com muito sabor e capricho; ingredientes o mais natural possível. Trabalham com menu do dia, que pode ser acessado aqui. As sobremesas também são deliciosas: a banoffee vegana, feita sem glúten, sem lactose e com açúcar que vem dos próprios ingredientes é saborosíssima!

Um dos pratos do menu de segunda-feira: arroz cateto e vermelho, feijão carioca, pupunha grelhada, farofa de proteína de soja caramelizada e vinagrete de couve com rabanete. De proteína, o bife vegano de sementes e cogumelos. (Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

Lola li

Por falar em zero glúten e zero lactose, esta doceria e cafeteria serve apenas produtos nessa linha: na porta tem até uma placa pedindo para que não entrem no local com alimentos de outros estabelecimentos, para evitar contaminação.

Il Barbuto

Um pequeno restaurante que serve massas, carnes, peixes, em porções bem executadas e bem servidas, a bons preços. Abrem em todos os feriados. No tempo bom é uma delícia pegar as mesinhas de fora! Ponto alto: dá pra levar o seu próprio vinho. Ponto baixo: serviço um pouco devagar, então não adianta ir com pressa.

Sorrentino de alcachofra ao molho de tomatinhos frescos, alcaparras e azeitonas pretas. Obs.: não demorou tanto a ponto de tomarmos o vinho todo; já levamos ele pela metade, tá?! (Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

The Coffee

A cafeteria de 3 m² sobre a qual falamos melhor aqui, no post sobre os cafés da região.

The Coffee, entre a Lola Li e o Il Barbuto (Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

Hacienda Café

Este é um dos mais antigos da rua. Atualmente abre só à noite, pra servir chopes, vinhos e empanadas chilenas (ma-ra-vilho-sas)! Volta e meia tem música na calçada.

(Foto: Rafael Belli Soares)

L’Arte di Gelato

Auto-explicativo. Sorvetes, ou melhor, gelatos (gelati), italianos, artesanais, hummmmm! Eles deixam provar o quanto quiser até decidir – fica ainda mais difícil escolher! Dica: perguntem pelo”sabor secreto”; geralmente tem e não está na vitrine.

Gasoline Speed Shop

Tudo o que precisar relacionado a motos – acessórios, vestuário – e cultura kustom. Quando tem evento na rua é um barato; fica cheio de motoqueiros em frente, como vocês podem ver na foto.

L´Arte di Gelato e Hacienda Café em dia de evento na rua. As motos são devido à vizinha da frente, a Gaoline Speed Shop (Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

Agora sim, foto da Gasoline, das motos e da banda de rock tocando em frente em dia de evento na rua. (Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

Campania Ristorante

O mais antigo da Prudente. Cardápio italiano bem elaborado e – meraviglia! – também não cobra rolha!

(Foto: Rafael Belli Soares)

Tasty Salad Shop

Não preciso dizer que o forte são as saladas. Várias opções de comida saudável, sucos, pra comer no lugar (que é uma graça) ou levar. O sucesso é tanto que não muito tempo depois da abertura dessa loja, algumas outras já foram abertas pela cidade.

(Foto: Luiza Nascimento Mendonça)

Janela Bar

Bar de decoração transada que serve bons chopes, bons drinks, bons hambúrgueres. O lugar é bem pequeno e a clientela – que é grande – acaba tomando a rua. Público jovem.

(Foto: Rafael Belli Soares)

Reptilia

Atelier da marca de moda curitibana de criação da designer Heloisa Strobel.  As peças são artesanais e sustentáveis; são feitas com materiais naturais, de fornecedores locais e com mão de obra interna. Saiba mais neste link.

Todos esses lugares – e ainda outros mais! – ficam na mesma quadra, entre as ruas Carlos de Carvalho e Saldanha Marinho. Mas atravessando a Saldanha ainda tem muito mais coisa legal na rua, que vai ficar pro próximo post!

Você pode também gostar

Deixe seu comentário

© 2019 VivacidadesDesenvolvido com por